sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

"Negra, favelada e escritora"


Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo Diário de uma favelada,
Editora Francisco Alves, Ano 1960.

Conforme no blog Bilioafro 'Griot':

"O livro Quarto de Despejo é o diário de Carolina, uma catadora de papéis, semi-analfabeta, negra, pobre e favelada. É, também, autora, personagem e narradora do livro. Ela representa a voz dos excluídos, marginalizados por questões sociais e étnicas. É um diário autobiográfico e um documento sobre a vida de uma favela. São reflexões sensíveis e críticas. Todo o texto é como se fosse um espelho através do qual a autora olha a si mesma e, também, as pessoas que dividem com ela o seu espaço. É um diário diferente dos outros que são confidenciais. A autora procura denunciar as condições miseráveis de vida em uma favela..."


"O segredo do livro não estava exatamente sua qualidade, mas em sua originalidade. “Não chegava a ser uma obra literária propriamente dita, mas possuía momentos de grande força descritiva, de criação de imagens”, comenta Audálio Dantas, que deu nome ao livro a partir de uma frase criada por Carolina: “Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de viludo, almofadas de sitim. E quando estou na favela tenho a impressão que sou um objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo”. O título “Quarto de despejo”, retratava o modo como a escritora percebia a favela em oposição à cidade.."
Texto na íntegra: aqui.

#Uma escrita sempre tão atual!

Fica a dica.

:]

Um comentário:

Ana disse...

esse livro deve ser brutal!