domingo, 29 de dezembro de 2013

#Eu tinha um cachorro preto, seu nome era depressão.



"Este vídeo foi criado e publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ajudar pessoas que sofrem ou conhecem alguém próximo que sofre do "mal do século 21", a chamada depressão. Atualmente, a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Projecções da OMS estimam que no ano de 2030, entre todas as doenças, a depressão será a mais comum. Existem tratamentos, mas menos da metade dos afetados pela doença recebem qualquer tipo de tratamento. Como existe uma grande hipótese da depressão se tornar uma doença crónica em que a pessoa pode ficar várias vezes doente ao longo da vida, o tratamento é fundamental.
Muito se fala de depressão, mas poucos conseguem realmente entender o problema. A ilustração do artista Matthew Johnstone pode ajudar muita gente direta ou indiretamente."

#Sei que é uma época do ano em que queremos festa e alegria, amor e fraternidade... Mas é importante que tenhamos consciência do número de pessoas que sofrem de depressão em todas as partes do mundo. Torcer o nariz e dizer que é frescura, é muito fácil... Difícil é aceitar escutar e ajudar a buscar o tratamento certo...
 
Gostei da alegoria utilizada do cachorro para nos fazer enxergar a doença como um ser que nos persegue e pode inclusive nos dominar.
 
Espero que ajude a desmistificar esse assunto.
 
:]

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito. Realmente julgar é muito fácil.