domingo, 9 de dezembro de 2012

Documentário: Xico Stockinger

"Tudo começa mais ou menos por acaso, comigo. Eu não esperava, nunca esperei ser artista, essas coisas. Meu sonho na vida foi ser piloto de avião, Nunca pensei nada. Agora, eu tinha mania de desenhar. (...) Como eu não podia ir pra rua e gritar, eu via se era possível com minhas esculturas dar os gritos assim..."
 

 

Sinopse

Xico Stockinger migra para o Brasil após a I Guerra Mundial. Seu sonho é se tornar piloto de avião, mas sua origem austríaca o proíbe de concluir o curso quando o Brasil ingressa na II Guerra Mundial. Inicia como aprendiz do artista Bruno Giorgi, quando abraça um novo sonho: a arte. A inabalável capacidade criativa de Xico ao longo da vida repercutiu entre seus contemporâneos e ainda ecoa na sociedade. "Xico Stockinger" mostra sua história, entremeada por eventos históricos, suas técnicas e suas obras. Um filme documentário sobre a importância da perseverança, sobre a necessidade de realização pessoal.

 
Para saber mais: Pironauta Produtora
 
"Escultor de todos os materiais, descansa ao trabalhar na pedra, mas elege o bronze como o melhor meio de expressão. Com ele, levantou os gabirus, esses sujeitos pequenos, da miséria e da desnutrição. Em 52 anos de escultura, criou uma galeria de personagens marginais. Artista tem mídia, é a sua estratégia para tocar nas mazelas dos homens. Ambientalista, conhece palmo a palma o Uruguai e o Rio Grande do Sul a partir de Santa Maria. Nas suas viagens em busca dos cactos ou da “cactosterapia”, planta que descobriu após a depressão de uma hepatite, escreve diários e traz a camionete cheia de pedras. Pedras que podem virar arte no seu toque imprevisível de artista." Entre-falas - MARGS
 
#Fica essa super dica de filme! Xico era residente de Porto Alegre no RS, onde o documentário foi filmado no período de 2007 até a sua morte em 2009 e finalizado em 2012. Entra agora no circuito dos filmes documentários (pouquíssimas salas de cinema!). Mas vale a pena conferir...
 
;)
 

Nenhum comentário: